Descubra neste artigo 6 segredos de marketing para você aumentar suas vendas online

1. Revise o seu público-alvo

A primeira resposta de como aumentar vendas online está no seu cliente, ou também conhecido como sua persona.

Entender o perfil, comportamento e a dor de quem compra o seu produto é o primeiro passo para uma empresa de sucesso.

Muitos empreendedores se enganam achando que sabem como criar personas, mas nem sequer pegaram o telefone e ligaram para conversar com esses clientes. Sentiram seu tom e linguagem mudar ao falar de um certo assunto ou respirar aliviado quando você toca naquele assunto que é a sua dor.

Essa conversa é necessária para você entender de verdade o que tira o sono do seu cliente.

A nossa dica é que você dedique um tempo (de novo!) para revisar sua persona. Aplique uma pesquisa, de preferência pessoalmente, conversando com a persona.

Colete dados até encontrar um padrão e depois coloque em um documento todas as características desse cliente ideal. Muitas empresas criam um personagem fictício e contam uma história para melhor entendimento.

2. Um primeiro resultado do Google vale mais que mil palavras

Você ainda acha que não vale tanto a pena investir em SEO para colocar sua empresa na primeira posição orgânica do Google? Então aqui vão alguns dados:

  • O três primeiros resultados obtém cerca de 60% dos cliques orgânicos de todas as pesquisas realizadas
  • 69,3% das empresas online no Brasil estão fazendo SEO
  • São 66.000 buscas a cada segundo em todo mundo

A todo momento a sua persona está buscando no Google sobre a dor que ela enfrenta, ou como ela pode solucioná-la.

Estar nos primeiros resultados dessa busca é o diferencial que seu site online precisa para trazer mais visitantes e convertê-los com uma boa estratégia de conversão.

Falando assim até parece simples, mas a realidade é que alcançar as primeiras posições de forma orgânica é um trabalho difícil e de longo prazo. O Google possui muitos fatores que avaliam se o site está otimizado ou não para o SEO.

Por isso, conte com os melhores profissionais do mercado, eles vão te ajudar a cortar caminho para resultados mais rápido. E quando o gráfico de visitas começar a crescer, as vendas vão acompanhar.

3. Escreva de forma comercial e clara para seu cliente

O seu site tem que fazer o serviço de um vendedor para você. Ele precisa vender seu produto ou serviço.

Para quem busca como aumentar vendas online, criar um site com os argumentos que convençam os visitantes é um ponto chave para obter melhores resultados.

Para isso, existem as técnicas de Copywriting que em resumo é: escrever com foco comercial para convencer o cliente a realizar uma ação.

De forma prática, para melhorar a escrita com foco comercial você ficar atento aos seguintes pontos:

  • Usar títulos claros e objetivos para prender a atenção do usuário. O título tem que falar de cara do seu produto ou serviço, e de preferência, apresentar o benefício também
  • Divida o texto em parágrafos menores (3 linhas), subtítulos, tópicos e frases curtas para deixar a leitura mais fluida e leve
  • Usar palavras mais simples. Evite linguagem complexa que só irá confundir seu usuário

4. Aposte na experiência do usuário

Desejabilidade + Usabilidade + Utilidade = Pirâmide da boa experiência do usuário.

Resumindo de forma simples uma boa experiência, seja ela do usuário navegando no seu site, usando seu produto ou serviço e por aí vai. O primeiro ponto é que ele deve ser útil para o cliente, e isso é a base da pirâmide. Em segundo lugar, tem que ser fácil de usar. E por último, tem que despertar aquele sentimento no peito de desejo. O usuário tem que ansiar pelo seu produto ou serviço.

5. Demonstre confiança no seu produto ou serviço

As pessoas sempre vão ter dúvidas se um produto vale o que está sendo ofertado.

Por mais que as pessoas comprem muito mais online atualmente, elas precisam de um empurrãozinho às vezes para adquirir o seu produto ou solução.

Nada melhor para gerar confiança do que mostrar um exemplo real de quem adquiriu sua solução. E é aí que entram os depoimentos de empresas ou pessoas.

Peça para seus clientes fazerem depoimentos sinceros sobre seu produto e divulgue no seu site. Usar empresas de confiança pode aumentar ainda mais a confiança de quem está lendo o conteúdo.

6. Esteja disponível para qualquer dúvida

Chegamos ao sexto segredo, que pode parecer óbvio, mas não é.

Se você quer saber como aumentar vendas online, tem que saber estar disponível para seu cliente.

O que queremos dizer com isso? Que você precisar saber onde o seu cliente está e adaptar seu atendimento para ele.

Se ele sempre entra em contato pelo Facebook, reforce o pessoal do social media para responder por lá mais rápido. Se ele prefere o Whatsapp, crie uma escala de horário para os vendedores ficarem atentos às mensagens por lá. Se o 0800 bomba de ligações o dia todo, reforce a equipe de vendas por ali.

E por aí vai!

Se o seu cliente ficar com uma dúvida e não conseguir uma resposta rápida da sua empresa, pode ter certeza que em poucos segundos eles estará buscando a solução na concorrência.

 

Como melhorar a experiência do usuário no site e aumentar as vendas?

Confira abaixo 4 ações para melhorar a experiência do usuário no seu site e aumentar suas vendas:

Seja Objetivo

Sim, estamos novamente reforçando essa palavra. O famoso menos é mais tem que ser aplicado na experiência do usuário. Segundo uma pesquisa da New York Times, o visitante só tem atenção durante 8 segundos na página, então revise o seu conteúdo tirando todas as distrações possíveis e novamente: seja objetivo.

Converse com o Usuário

Nada melhor do que fazer uma pesquisa com os usuários para buscar ideias de melhorias no site. Tente entender o que ele acha da experiência na sua página, se os elementos estão claros e distribuídos de forma correta e se existe alguma fricção em alguma funcionalidade.

Se ele entende de verdade qual a utilidade do seu site naquele momento, se ele consegue usar facilmente e se desperta o desejo de compra nele!

Se preocupe com o tempo de carregamento da página

Outro fator que influencia (e muito) na experiência é o tempo que uma página demora para carregar. É possível verificar a performance da sua página com uma ferramenta do próprio Google chamada PageSpeed Insights que além disso indica os pontos que podem ser melhorados no site.

Tenha um site responsivo mobile

Se preocupe em ter um site responsivo também para dispositivos móveis (de novo, é fácil de usar no celular ou tablet?). Além de dar mais possibilidades para os usuários é outro fator de rankeamento para o Google.

Grupos Smartweb – Desenvolvimento personalizado de Websites

Conte com a experiência, competência e agilidade de uma empresa estabelecida há mais de 3 anos. 

WhatsApp:  16 99765-8110

E-mail: [email protected]